O destino das Grandes Casas de Westeros


ATENÇÃO: esse texto contém spoilers referentes a todos os livros publicados em português, se você ainda não leu até A Dança dos Dragões, não  leia o texto. 

Você foi avisado.
No começo da história somos apresentados primeiramente a Casa Stark, aos poucos vamos conhecendo as demais casas e descobrindo quem são os nobres, seus herdeiros e seus castelos, posses, etc. Nessa primeira fase, o reino está em paz e a maioria das famílias (a exemplo dos Starks) encontra-se em boas condições, vivendo em uma época próspera, muito tempo após a última guerra sem rebeliões de grandes proporções, aproveitando o verão, criando seus filhos e cuidando de suas posses. Toda essa prosperidade se reflete na condição de Robert, as batalhas ficaram para trás, seu reinado enfrentou pouca ou nenhuma oposição nos últimos anos, o rei só pensava em comer, beber e f****. Apenas algumas famílias como os exilados Targaryen, os conspiradores Martell e os castigados Greyjoy enfrentavam ainda o resultado da última guerra.
Porém, após os acontecimentos dos cinco livros, com a morte de Robert, os conflitos da Guerra dos Cinco Reis, o Casamento Vermelho entre outros, é possível perceber que a maior parte das grandes famílias está se aproximando de um colapso e algumas beiram a extinção. Após a tranquilidade do verão, o inverno tão anunciado pelos Starks trouxe não somente o frio mas guerra, fome, doenças, traição e os Outros.
Esse texto faz uma análise da situação das principais casas da história, a situação atual e quais as perspectivas de sobrevivência dos que ainda se encontram na história, bem como da continuação da linhagem a que pertencem.

CASA STARK
Somos apresentados primeiramente aos Starks no começo da história. Sabemos que Brandon e Rickard morreram nas mãos do rei Louco, precedendo os acontecimentos que culminaram na rebelião de Robert e também na morte de Lyanna. Eddard tornou-se o Lorde de Winterfell, enquanto Benjen estava na Patrulha da Noite.
Após os acontecimentos de A Guerra dos Tronos e a morte de Eddard, ocorrem também a destruição de Winterfell e a falsa morte de Bran e Rickon. Posteriormente o sumiço de Sansa (que encontra-se nas mãos de Mindinho), a morte de Catelyn e Robb. Arya viaja para Bravos e treina para se tornar uma assassina.
As perspectivas sobre a Casa Stark são sombrias, o castelo foi destruído, Arya cada vez mais se distancia do seu lar, Bran encontrou o Corvo de Três Olhos, mas ainda não se sabe quais as suas reais intenções. Rickon ainda não apareceu, mas presume-se que será encontrado por Davos, porém será que ele ainda irá desempenhar um papel significante na história a essa altura do jogo?
Até o bastardo Jon Snow, do qual se podia esperar alguma coisa visto que Robb tornou-lhe seu herdeiro legítimo (mesmo que a carta ainda não tenha reaparecido) está presumidamente morto, ou se tornou um warg(?).
Sansa está disfarçada nas mãos de Mindinho e sem perspectivas de quando irá retornar ao seu status de herdeira do Norte.
Enfim, o futuro dos Starks é escuro e cheio de terrores, além disso dado ao já conhecido gosto de GRRM por matá-los, a família parece estar rumando a extinção.
CASA GREYJOY
Após conhecer os Starks tomamos conhecimento dos Greyjoys e da situação de refém em que se encontra Theon Greyjoy. Seguindo os acontecimentos dos próximos livros Balon está morto, bem como dois de seus filhos, Aeron é um  fanático religioso. Euron conseguiu o Trono de Sal e Rocha e no momento saqueia a Campina enquanto enviou seu irmão Victarion ao encontro de Daenerys para tomá-la como sua noiva. Asha tornou-se prisioneira de Stannis Baratheon, juntamente com Theon Greyjoy que deveria ser o herdeiro legítimo de Balon, mas aparentemente se tornou um (eunuco?) aleijado nas mãos de Ramsay Bolton e dificilmente conseguirá voltar as Ilhas de Ferro, já que Stannis pretende oferecê-lo  a Rh’llor.
Apesar de ter uma boa posição em relação das terras conquistadas, o futuro dos Homens de Ferro parece bem incerto…
CASA ARRYN
Logo no começo da história descobrimos que Jon Arryn está morto. Seu filho, Robert Arryn com seis anos de idade, torna-se o herdeiro do Ninho e protetor do Vale.  Logo após Lysa Arryn é assassinada por Mindinho. De acordo com seus planos o comando de todo o Vale passa para Mindinho, já que Rob é um garoto pequeno, frágil e doente. Alguns Lordes oferecem resistência ao governo de Petyr e as tribos do Vale estão armadas após servir a Tyrion Lannister.
Resta apenas um membro jovem, frágil e enfermo, a extinção da casa parece se aproximar.
CASA TULLY

Lorde Hoster morreu, Lysa foi assassinada por Petyr. Catelyn foi morta e as forças dos Tully foram destruídas no Casamento Vermelho, exceto os que restaram em Correrrio. Edmure foi capturado no casamento, e juntamente com sua noiva grávida são reféns dos Lannister. Correrrio já foi tomada pelos Freys e Lannister. O Peixe Negro está foragido e até o momento não parece haver perspectivas de que ele possa voltar para restaurar sua família. O poder dos Tully agora esta dividido entre Mindinho e os Frey.
Será que o Peixe Negro e Edmure conseguirão recuperar o prestígio e a honra da família?

CASA TARGARYEN
Só havia dois sobreviventes da linhagem, mas após a morte de Viserys Dany é a única sobrevivente e até o momento sabe-se que ela não poderá ter filhos, caso este quadro não mude, ela não terá como deixar herdeiros.
No livro cinco surgiu um novo pretendente: Aegon Targaryen filho de Rhaegar, porém ainda há dúvidas se ele é realmente um verdadeiro Targaryen ou apenas uma pantomima de Varys e Illyrio.
Dany ainda tem em seu encalço Victarion e Tyrion, mas será que eles terão uma sorte melhor que Quentyn?
Dany tem dragões (pelo menos um) e Aegon tem um exército. Qual dos dois tem mais vantagens neste jogo? Pelo menos Aegon já está em Westeros e venceu algumas batalhas…
CASA LANNISTER
Joffrey foi merecidamente envenenado. Lorde Tywin morreu de uma forma bastante imprevisível. Myrcella foi gravemente ferida em Dorne.
Tommen ainda é bastante jovem e facilmente manipulável. Cersei fez sua caminhada da vergonha, nua diante da cidade inteira e agora está enfrentando um julgamento por traição. Tyrion está indo para não se sabe onde e agora tem uma dívida considerável. Jaime além de estar aleijado e não se interessar mais pelo jogo de Cersei, pode ter caído em uma armadilha mortal nas mãos de Lady Coração de Pedra.
Será que no final irá sobrar algum leão?
CASA BARATHEON
Havia três irmãos, agora pelo menos dois estão mortos e o terceiro tem paradeiro indefinido. Robert morreu e deixou apenas (muitos!) bastardos, Renly morreu sem deixar herdeiros, Stannis está em situação difícil, morrendo congelado com seu exército, ou com Ramsay Bolton em seu encalço. Shireen está doente e ele não tem outro herdeiro. Davos foi dado como morto e deve partir em uma missão cujo resultado é totalmente desconhecido. As terras em Ponta da Tempestada foram tomadas pela Companhia Dourada e os Tyrell tomaram Pedra do Dragão.
Será que os Baratheon conseguirão se reerguer?
CASA TYRELL
A Campina está sob ataque dos Homens de Ferro, enquanto Mace Tyrell está no cargo de Mão do Rei. Margaery sendo julgada, podendo ser condenada e executada por adultério e traição. Juntando isso a culpa pela morte de Kevan Lannister, que pode ser impultada a eles, desencadearia uma uma guerra civil em Porto Real Tyrell.
As últimas informações sobre Loras informam que ele foi gravemente ferido, mas ainda há Sor Garland , Willas o aleijado e A Rainha dos Espinhos, que já se mostrou bastante consciente do jogo em Porto Real.
Qual será o desfecho para esta Casa?
CASA MARTELL
Uma das últimas famílias a se apresentarem na história. Oberyn apareceu como um personagem bastante promissor e conquistou a maioria dos leitores, mas não permaneceu muito tempo no jogo. Elia, assim como a Víbora de Dorne também foi morta pelas mãos de Gregor Clegane. O Príncipe Doran tem uma saúde bastante delicada. A família tem o menor poder militar de todos os Sete Reinos, segundo o próprio Doran.
As Serpentes da Areia, apesar de muito ameaçadoras, não se mostraram ainda inteligentes o suficiente para entrar de cabeça no jogo. Quentyn não teve nenhum êxito em sua jornada e foi assado pelos dragões de Dany. Arianne que deveria se tornar a rainha de Dorne, perdeu seu pretendente para os Dothrakis, mas com a vinda de Aegon talvez ela e Doran mudem os planos após a morte de Quentyn e Arianne tente se casar com o suposto primo. De qualquer forma, se Aegon for mesmo um Targaryen, ele também será um Martell e certamente haverá de apoiar e vingar sua família.
Será que apesar de se mostrarem frágeis no começo, eles irão dar a volta por cima?
E aí na opinião de vocês quem será extinto daqui para o final d’ As Crônicas de Gelo e Fogo?

Via: gameofthronesbr

Anúncios
Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: